- Espaço de apoio à utilização do Facebook por pessoas em situação de desemprego -

Convidados

Estes são textos escritos por especialistas e interessados na área das redes sociais e outras relacionadas com a temática deste projeto. Aceitaram colaborar pontualmente connosco, partilhando os seus pontos de vista e saberes.



As redes sociais como Personal Learning Environements
Maria Filomena Pestana | Gestora de Formação e Investigadora no LE@D


A web é, nos dias de hoje, um campo fértil de ferramentas e recursos que em conjunto com as pessoas com quem cada um de nós interaje permite a aprendizagem de que salientamos a Aprendizagem ao Longo da Vida. Sem margem para dúvida as redes sociais permitem concretizar aprendizagens, nomeadamente o Facebook é uma das redes que o possibilita.
[clique aqui para continuar ler]


Redes sociais, o quanto baste e o “face to face”
Marsílio Aguiar | Jornalista, Diretor do jornal JM Madeira

O convívio com as redes sociais ter enormes inconvenientes. Mas tem também grande potencial. Temos de ter um “consumo” seletivo das redes sociais e não ver tudo o que é publicado de ânimo leve. O segundo aspeto que me parece importante é não ficar refém disso. Há mais vida para além das redes sociais e não prescindir do “face to face”.
[clique aqui para continuar ler]


Eu posso! Eu quero! Eu consigo!
Sofia Henriques | Formadora na Área de Desenvolvimento Pessoal 

Diariamente deparamo-nos com inúmeros desafios que transformam a nossa vida numa verdadeira roda viva. Superamos um desafio e somos presenteados automaticamente com outro desafio e este é o ciclo da vida. No entanto, nem sempre enfrentamos esses desafios do mesmo modo.
[clique aqui para continuar ler]


Errar é preciso
Paula Trigo | Founder & Managing Partner na empresa Xpand 

A cultura ocidental sempre olhou para o erro como algo a ser evitado a todo o custo. Somos programados para acreditar que errar é mau, que é sinónimo de fracasso, e que admitir o erro significa “pagar” por ele.
[clique aqui para continuar ler]



Falsos "amigos" no Facebook
Paulo Pereira de Almeida | Professor Auxiliar do ISCTE-IUL

As identidades falsas são um problema em crescimento nas chamadas redes sociais. Dada a disseminação e a dimensão do problema e as utilizações da informação que esta contém, o Facebook arrisca, portanto, transformar-se em mais um caso de segurança nacional. Vejamos então, e em pormenor, como se chegou até aqui.
[clique aqui para continuar ler]



A sua foto de perfil do Facebook diz muito sobre si
Paulo Jota | Empresário
Vivemos cada vez mais online. As chamadas redes sociais digitais, como o Facebook, são uma das características que melhor identificam a forma como a tecnologia está a influenciar a nossa vida atual, tanto a nível pessoas como profissional. E muitas vezes nem se quer temos consciência das verdadeiras implicações. 
[clique aqui para continuar ler]



Perfis e pegadas digitais
João Pinto | Formador
Ao vivermos e relacionarmo-nos com os que nos rodeiam assumimos comportamentos diferentes. A forma como nos vestimos e falamos pode ser escolhida para transmitir uma determinada impressão. Logo, a forma como construímos a nossa identidade digital (perfil) e como participamos online define a ideia que os outros farão de nós.
[clique aqui para continuar ler]

_____
Páginas relacionadas com este assunto:
Na rede  |  Consultório  |  Conselhos  |   Biblioteca