- Espaço de apoio à utilização do Facebook por pessoas em situação de desemprego -

Conselhos

Conselhos e dicas sobre a utilização das redes sociais, principalmente, do Facebook. Pretende-se promover uma participação eficiente e auxiliar interações corretas e seguras.



O seu Perfil no Facebook fala por si.
 Partilhe apenas o que tem de melhor 
Escrever asneiras, no seu mural ou nos comentários das publicações dos amigos, pode parecer engraçado em determinado momento... mas pode ser uma armadilha. Não se esqueça que irão lidos por muitas pessoas que podem fazer interpretações diferentes e noutros contextos.
Por exemplo, o seu futuro empregador pode ver o seu perfil no Facebook antes
de o contratar. Por isso, partilhe só que tem de melhor. Pode entender o seu perfil como uma espécie de currículum vitæ, um portefólio ou uma montra... que deve dar uma imagem positiva e consensual de si.

Pense antes de clicar.
 Tenha em atenção os links do Facebook onde clica  
Nunca clique em links suspeitos, mesmo se estes vierem de um amigo ou de uma empresa que conheça, incluindo links enviados no Facebook (ex: através de chat ou de uma história) ou em e-mails. Se um dos seus amigos clicar num link de spam, poderão identificá-lo ou enviar-lhe acidentalmente mensagens de spam. Se vir algo suspeito no Facebook, reporte-o. Não deve também realizar donwloads (ex: um arquivo .exe) se se não tiver a certeza do que são.

Suspeite das ofertas "fabulosas".
 Fique atento a Páginas falsas e aplicações/jogos  
Suspeite de Páginas que oferecem algo que é demasiado bom para ser verdade. Em caso de dúvida certifique-se que é uma Página Verificada. Esteja também atento quando instalar novos jogos e aplicações. Às vezes os burlões usam aplicações e jogos maliciosos para aceder à sua conta de Facebook.

Cuidado com a sua palavra-passe.
 Escolha uma palavra-passe única e forte  
Escolha uma palavra-passe única e forte. Utilize combinações de pelo menos seis letras, números e sinais de pontuação e não utilize esta palavra-passe para qualquer outra conta que tenha. Pode também utilizar serviços como o LastPass, KeePass ou 1Password para definir e memorizar palavras-passe únicas para a sua conta.

Respeito o direito à privacidade
 Não Partilhe fotos com outras pessoas sem autorização 
A publicação de fotos é uma das atividades preferidas dos utilizadores do Facebook.
Mas, se numa foto aparecem outras pessoas devemos ter cuidados especiais. Elas têm direito à sua privacidade e descrição. Peça-lhes autorização antes de publicar a foto.
Se não estamos sozinhos numa foto, manda a boa educação que perguntemos primeiro às outras
pessoas que estão nas imagens se autorizam a publicação e, porque não, serem identificadas.
As fotos daquele jantar de aniversário, ou da excursão de fim de semana, podem ser engraçadas mas devemos respeitar a opinião das pessoas que também lá estão.
Claro que a foto até pode ser nossa mas a imagem mostra pessoas que tê direito à sua privacidade.

Tenha em atenção aos "novos amigos"
 Não aceite pedidos de amizade de pessoas que não conhece 
Por vezes os burlões criam contas falsas para criar amizade com pessoas. Tornar-se amigo de burlões permite-lhes ter acesso ao spam na sua timeline, identificá-lo em publicações e enviar-lhe mensagens maliciosas. Os seus verdadeiros amigos também podem acabar por ser um alvo.

Cuidado à forma como acede ao Facebook
 Aceda sempre através de www.facebook.com  
Às vezes os burlões irão configurar uma página falsa para se parecer com uma página de login do Facebook, na esperança de que introduza o seu endereço de e-mail e palavra-passe. Certifique-se que verificou o URL da página antes de inserir as informações de login. Em caso de dúvida, pode sempre digitar facebook.com no seu motor de pesquisa para voltar para o verdadeiro Facebook.

Proteja os seus dados
 Nunca forneça as suas informações de acesso (ex.: email e palavra-passe)   
Às vezes as pessoas ou Páginas vão prometer-lhe algo se partilhar os seus dados de acesso com eles. Estes tipos de promoções são partilhadas por cibercriminosos e viola a Declaração de Direitos e Responsabilidades do Facebook. Se lhe for pedido que volte a introduzir a sua palavra-passe no Facebook (ex.: se fizer mudanças nas suas configurações de conta) verifique se o endereço da página ainda tem facebook.com/ na URL (endereço web).

Pense antes de publicar algo no Facebook
 Quando quiser fazer uma publicação... pense duas vezes antes. 
Não publique informações confidenciais como a sua morada ou telefone. Pondere se é importante partilhar informações sensíveis como, por exemplo, a sua atual localização. Reflicta se o que vai escrever não ofende ninguém ou pode ser mal interpretado. Se vai publicar uma foto tenha cuidado com o conteúdo da imagem. Caso mais tarde se se arrepender da publicação, embora a possa apagar, nada lhe garante que esta não tenha sido já copiada ou partilhada para outras redes.
Pensar duas vezes antes de publicar algo é reflectir se isso nos irá prejudicar e tomar consciência da atitude.


  Quer sugerir algum conselho ou dica
  sobre a utilização do Facebook?     

   - Envie os dados através do nosso formulário de contacto [clique aqui]  
   - ou, partilhe-o no nosso grupo no Facebook [clique aqui]     

_____

Páginas relacionadas com este assunto:
Na rede  |  Convidados  |  Consultório  |  Biblioteca