- Espaço de apoio à utilização do Facebook por pessoas em situação de desemprego -

A Educação Aberta


As transformações a que temos assistido na sociedade contemporânea implicaram mudanças na forma como aprendemos e instigaram a necessidade desta aprendizagem ser uma constante ao longo da vida. O movimento da Educação Aberta veio proporcionar alternativas às novas necessidades de aprender e dele emergiram os REA, facilitadores de novas práticas de ensino-aprendizagem.

Na conceção deste projeto tivemos em conta que, cada vez mais, as práticas de aprendizagens informais e não formais conquistam uma maior eficácia. A aprendizagem informal em ambientes online “caracteriza-se por ser construída de forma autónoma e colaborativa” (Viana, 2009, p. 155). As habilidades que emergem a partir dos espaços de sociabilidade e afinidade serão provavelmente necessárias para o sucesso num mercado de emprego/trabalho.

Neste contexto, é fundamental promover “um clima empreendedor de inovação para apoiar e melhorar a educação aberta e o desenvolvimento de ferramentas educacionais abertas” (Liyoshi & Kumar, 2008, p. 412). 

O enquadramento teórico deste projeto reporta assim à Educação Aberta e aos REA.