- Espaço de apoio à utilização do Facebook por pessoas em situação de desemprego -

As Novas Literacias



A literacia digital é um conceito chave para uma sociedade em rede mediada pelas novas tecnologias. Numa época em que as pessoas interagem quotidianamente nas redes sociais, é fundamental a aquisição de competências que possibilitem uma análise e reflexão crítica da informação recebida, mas também de habilidades para interagir com os outros de forma eficaz.


Isto implica que o indivíduo saiba construir novos conhecimentos e lógicas de comunicação num novo contexto social. Porque “só o conhecimento nos permite sermos utilizadores conscientes e responsáveis das tecnologias digitais, apropriando-nos delas e moldando-as de modo a serem auxiliares na construção de um estilo de vida melhor, de uma sociedade melhor” (Dias, 2014, p. 94).

Registamos ainda que o documento Estratégia Nacional para a Inclusão e Literacia Digitais (2015) assume como prioridade os desempregados “que pretendem descobrir oportunidades de emprego através do domínio das ferramentas digitais” (p. 7).

É este cenário, de novas literacias e mobilização de competências digitais e sociais, que envolve o presente projeto e, em grande parte, o justifica.


  As Novas Literacias  
OUTROS TÓPICOS SOBRE ESTE ASSUNTO: