- Espaço de apoio à utilização do Facebook por pessoas em situação de desemprego -

A Sociedade em Rede



Integramos uma sociedade que vive um novo paradigma social, onde a informação circula intensamente através de redes mediadas pela tecnologia. A nossa participação nestas redes determina o acesso a novos conhecimentos e a reconfiguração de novos processos relacionais e sociais. 
Este cenário coloca grandes desafios a todos os agentes educativos, mas também nos dá novas oportunidades de aprender e evoluir. É uma sociedade que nos disponibiliza novos modelos de ensino (nomeadamente o e-learning), novos formatos de conteúdos (com multimédia e interatividade), novas possibilidades de comunicação (como a síncrona e a assíncrona), e que permite aos aprendentes o acesso ao conhecimento sem restrições espaciais ou temporais. 

Acreditamos que a própria sociedade também deve responder às novas formas de aprendizagem e necessidades educativas que a sua própria evolução criou. Este não é um papel apenas para a área da educação e as comunidades educativas, mas sim para todos os elementos e estruturas da sociedade.

Neste sentido, ao concebermos este projeto, defendemos que a nossa atual sociedade deve ter a capacidade de equacionar e refletir sobre os novos caminhos para a educação e promover novos métodos de aprendizagem ao longo da vida, com o objetivo de melhor responder às necessidades e às dificuldades que os indivíduos e os agentes educativos encontram no seu dia-a-dia.

  A Sociedade em Rede  
OUTROS TÓPICOS SOBRE ESTE ASSUNTO: