A crescente importância da educação aberta a nível global e dos REA está bem presente na declaração da Cidade do Cabo sobre Educação Aberta (2007) que, segundo Santos (2012), “encoraja educadores e estudantes a participarem ativamente do movimento REA, publicando materiais, adaptando e os reutilizando; incentiva autores, educadores, editoras e instituições de ensino a disponibilizarem REA na rede” (p. 85).
Os REA tanto podem ser utilizados em processos educacionais mais tradicionais (como na educação formal), nos não formais e informais. Isto é, vêm conquistando espaço e constituindo-se, cada vez mais, como um fator nuclear para educação aberta contemporânea.
Na atualidade, a educação aberta abrange também as práticas educacionais e utilização de REA de outras dimensões, como a ”disponibilização de tecnologias de código aberto e pesquisa de acesso livre.” (Santos A. I., 2012, p. 87).
É vital que continuemos a explorar possíveis “sinergias e estratégias de sustentabilidade para os esforços atuais e futuros em educação aberta e promover uma «cultura de aber-tura» através de limites e fronteiras” (Liyoshi & Kumar, 2008, p. 4).
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A Educação Aberta
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