O termo REA (1) refere-se aos materiais de “ensino, aprendizagem e pesquisa em qualquer formato, digital ou outro, que seja do domínio público ou que tenham sido disponibiliza-dos sob uma licença aberta que permite o acesso, utilização, adaptação e partilha por outros sem qualquer custo, restrição ou limitação“ (Paris OER Declaration, 2012).
A ideia principal por trás dos REA é que os materiais que publiquemos possam ser utiliza-dos e partilhados. Como se fossem peças de um puzzle que podem ser reutilizadas por pessoas diferentes, em locais diferentes e de formas diferentes, para satisfazer uma necessidade específica de conhecimento. A intensão é que tal “acelere o progresso da pesquisa e a construção do conhecimento” (Liyoshi & Kumar, 2008, p. 396).
No contexto de educação aberta, os REA “representam um enorme potencial de compartilhamento de conhecimento (…) sem a preocupação em infringir direitos autorais” (Santos, 2012, p. 83) e ratificam a cultura da participação, buscando na conectividade, na interatividade e na cooperação dos sistemas Web 2.0 para ampliar o alcance e os reflexos da Educação Aberta. Assim, “os REA têm o poder de revigorar a educação aberta de forma global” (p. 85).
(1) O termo anglo-saxónico é “Open Educational Resource" (OER) e foi referido pela primeira vez no forúm so-bre o “Forum on the Impact of Open Courseware for Higher Education in Developing Countries” realizado pela UNESCO, Paris, 2002.
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A Educação Aberta
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