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Aprendizagem ao Longo da Vida


A competitividade da sociedade contemporânea torna as pessoas “cada vez mais eternas aprendizes ativas, procurando aprendizagem ou sendo esperadas realizá-la” (Liyoshi & Kumar, 2008, p. 161) ao longo da sua vida. O conceito de aprendizagem ao longo da vida refere-se a todas as aprendizagens desenvolvidas ao longo da vida, “com o objectivo de aumentar o conhecimento, as competências e as capacidades numa perspetiva pessoal, cívica, social e/ou profissional” (DePryck, 2006, p. 9).

Por outro lado, DePryck (2006) também refere que a acreditação e o reconhecimento de aprendizagens anteriores, sobretudo as provenientes da experiência, constituem frequen-temente um elemento fundamental na motivação para a realização de percursos formais de aprendizagens como parte da educação ao longo da vida.

A Educação Aberta em convergência com as tecnologias digitais tem “uma real possibilidade de forjar novas configurações de ensino e de aprendizagem (…) capazes de provar ações de aprendizagem ao longo da vida” (Santarosa, Debora, & Schneider, 2014, p. 6).

Atualmente, muitos autores acreditam que O desafio da aprendizagem ao longo da vida assume “uma dimensão que está muito para além da formação e educação formal (…) pois o futuro da aprendizagem é informal e móvel” (Seixas, 2009 apud Viana, 2009, p. 10).