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Educação Aberta e a Educação a Distância


A noção de Educação a Distância (EaD) relaciona-se com a utilização “de técnicas varia-das (cada vez mais as TIC) para tornar a aprendizagem possível através da superação da distância espacial e, por vezes, temporal, entre professores e aprendentes” (DePryck, 2006, p. 9). Sintetizando, Santos (2012) sublinha que a EaD “é uma forma de ensinar en-volvendo tecnologias aplicadas à educação” (p. 81), como fermenta mediadora.

Segundo Santarosa, Debora, & Schneider (2014) podemos “associar os princípios da Educação Aberta com os que organizam a Educação a Distância”(p. 5), porque existe de facto uma grande “proximidade e afinidade de princípios entre os sistemas Web 2.0 e a Educação Aberta - partilha, cooperação e recursos” (p. 7) que incentiva a práticas marcadas pela interatividade e a colaboração, potencializando o desenvolvimento de uma cultura da participação em prol da aprendizagem.

O compromisso da Educação Aberta apoia-se não apenas na tecnologia, “mas em indivíduos, relacionamentos, trocas, e comunidades de prática” (Liyoshi & Kumar, 2008, p. 422) além de estar aberta ao envolvimento entre pessoas tanto quanto possível. Isto que dizer, conclui o autor, que a EaD “não precisa de significar isolamento” (p. 321).

Pesquisas realizadas por Viana (2009)concluíram que é possível aprender com os recursos disponibilizadas pela Web 2.0 e identificou “diversos processos ou modos de aprendizagem informal, por parte dos sujeitos estudados na utilização que fazem dos ambientes online, nomeadamente, a reflexão, a capacidade de aprendermos com os outros, (…), o trabalho em equipa e a pesquisa na Internet ”(p. 154). O que confirma a ideia de que a EaD se concretiza também nas novas formas de interação online e nos leva aos caminhos dos novos recursos educacionais.