- Espaço de apoio à utilização do Facebook por pessoas em situação de desemprego -

Literacia da informação


Com a evolução tecnológica, nomeadamente da internet, a literacia dos media tradicional toucou-se insuficiente. Começou a surgir a necessidade de uma literacia da informa-ção. Enquanto a literacia dos media era vista como a “fusão dos media electrónicos [comunicação de massas] e dos media digitais [comunicação multimédia] (...) a literacia da informação tem sido definida relativamente aos novos sistemas digitais” (Vieira, 2008, p. 200) como estando ligada às questões da democracia e da cidadania ativa e participativa.

As competências relacionadas com a literacia da informação envolvem um conjunto de habilidades necessárias para interagir com a informação, a nível escolar, pessoal, profissional e social. As pessoas devem começar por reconhecer que têm necessidade possuir a capacidade de “identificar, localizar, avaliar, organizar e criar, usar e comunicar a informação de maneira eficaz, para dar resposta a uma questão ou problema” (Vieira, 2008, p. 199).

Neste sentido, pessoas literadas em informação “são aquelas que aprenderam como aprender. (…) Estão preparadas para a aprendizagem ao longo da vida, porque podem sempre encontrar as informações necessárias para qualquer tarefa ou decisão”   (Loureiro & Rocha, 2012, p. 273). Isto também as torna melhor informadas e lhes confere um poder de participação na sociedade com mais qualidade.

Mas um mundo cada vez mais digital requer mais competências e outras posturas consonantes com os novos estilos de vida digital.