A literacia socio-emocional refere-se, de uma forma sintética, às habilidades de partilha de informação e emoções em rede. Envolve a “partilha de dados, emoções e conhecimentos formais com outras pessoas e a construção do conhecimento de forma colaborativa” (Eshet-Alkala, 2004, p. 102) em ambientes digitais. Pelo que necessitamos de aprender “habilidades de cooperação, colaboração e ação coletiva” (Rheingold, 2012, p. 32). Resumindo, literacia socio-emocional é “a arte de viver junto” (Capobianco, 2010, p. 108).
Esta postura implica que o individuo saiba identificar a intenção dos outros na rede e “prevenir-se das armadilhas disseminadas na Internet como fraudes, vírus, etc.” (Oliveira, 2015, p. 9).
O autor considera que esta literacia implica habilidades complexas tais como a capacidade de crítica, análise, maturidade, bom comando da informação, além das literacias de pensamento Hypermedia e foto-visual (1).
Eshet-Alkala (2004) considera que o individuo é estimulado a compartilhar e avaliar in-formações, experiencias e ideias em situações comunicativas nas quais pode ocorrer a expressão de pensamentos e emoções.
(1) Hypermedia e foto-visual (Eshet-Alkala, 2004) são subtipos de literacias que este autor incluí num conceito mais amplo de literacia digital.
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