- Espaço de apoio à utilização do Facebook por pessoas em situação de desemprego -

Literacia dos media


De um ponto de vista histórico, cada etapa de desenvolvimento dos meios de comunicação implica a necessidade de desenvolvimento de novas competências para a sua utilização e, por consequência, a um diferente modelo de literacia.

A literacia dos media emergiu com os ambientes de comunicação baseados nas TIC e pode ser definida como “a capacidade de aceder aos media, de compreender e avaliar de modo crítico os diferentes aspetos dos media e dos seus conteúdos e de criar comunicações em diversos contextos” (Vieira, 2008 apud Comissão Europeia, 2007, p. 3).

Vieira (2008) refere que uma comunicação da comissão europeia de 2007 defende que a “literacia dos media diz respeito a todos os tipos de media, designadamente, televisão, cinema, vídeo, rádio, videojogos, imprensa e Internet e outras novas tecnologias digitais da comunicação” (p. 195). Mas, o avanço das TIC permitiu outro tipo de possibilidades, tornando o utilizador mais interativo, implicando um reforço do conceito de literacia dos media.