A Literacia Digital e a Literacia da Informação são agora conceitos-chave desta sociedade em rede e cada cidadão deve possuir competências ao nível da Literacia Digital e da Literacia da Informação.
A Literacia da informação converge para literacia digital, gerando sinergia, e “são indissociáveis e fulcrais numa sociedade digital globalizada. (Loureiro & Rocha, 2012, p. 2735).
Martin (2005) considera que o conceito de literacia é mais amplo e inclui elementos de outras literacias, tais como a literacia da informação, literacia dos media e literacia da internet, e outros.
Ainda dentro das literacias digitais, surge-nos o modelo de Eshet-Alkalai (Eshet-Alkala, 2004) que propõe a reunião de várias literacias como: foto-visual; reprodução; informação; pensamento Hypermedia; sócio-emocional; Literacia do pensamento em tempo real.
Perante este modelo de literacia digital, e atendendo ao contexto do presente projeto, parece-nos útil uma breve bordagem à Literacia sócio-emocional.
>> Ler o tópico seguinte
As Novas Literacias
OUTROS TÓPICOS SOBRE ESTE ASSUNTO:
Os modelos de literacia | Literacia dos media | Literacia da informação | Literacia Digital | Literacias Digital e Literacia da Informação | Literacia socio-emocional | Fluência tecnologia | Politicas para a Literacia digital em Portugal | Reflexão as Novas Literacias