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Literacia Digital


Mais do que uma simples utilização dos computadores e da Internet, a literacia digital envolve capacidades para lidar com as informações recolhidas a sua utilização de forma efetiva e construtiva. Assim podemos dizer que é a capacidade que uma pessoa tem para “desempenhar tarefas em ambientes digitais (…) para reproduzir [informações] através de manipulação digital, e avaliar e aplicar novos conhecimentos adquiridos em ambientes digitais” (Loureiro & Rocha, 2012, p. 2730). Isto implica que o indivíduo esteja apto “para proceder a acções digitais no campo do trabalho, educação, lazer e outros aspetos do quotidiano” (Martin, 2005), o que configura um processo de aprendizagem ao longo da vida.

Para Correia (2009), este modelo de literacia implica mais do que o simples manuseamento de tecnologia e tem consequências em operações cognitivas tais como, por exemplo, pesquisar informação num motor de pesquisa, enviar um e-mail, trabalhá-la com uma base de dados, elaborar uma folha de cálculo algumas conclusões, utilizar uma ferramenta de conversação síncrona, partilhar a análise que fez num blog ou rede social. Tais tarefas implicam processos de aprendizagem e capacidades que “representam um fator crítico de sucesso e bem-estar da sociedade do conhecimento” (Correia, 2009, p. 30).

A Figura 1.2 mostra as dimensões que a Literacia digital pode apresentar, segundo as investigações realizadas por Pereira (2012).

Figura 1.2 - Dimensões da Literacia Digital (Pereira, 2012, p. 34)
Independentemente das possíveis denominações para a literacia digital, o que está em causa é o reconhecimento de que se relaciona com o modo como o indivíduo se apropria de utensílios digitais para a sua situação pessoal.

A mobilização destas competências passa “pela transdisciplinaridade, pela inteligência social, pela capacidade de pensamento adaptativo (…), pela colaboração virtual, por competências transculturais, entre outras” (Loureiro & Rocha, 2012, p. 2728 ). Podemos então dizer que com esta a manipulação da informação estamos a gerar conhecimento.